terça-feira, 21 de abril de 2009

Passar o dia passando

Ontem tirei o dia para passar roupas.
Não dava mais pra adiar. Já há alguns dias eu vinha notando que meu marido ia um pouco desleixado para o trabalho, de camiseta de algodão em vez das camisas sociais de sempre. Imagino que por temer a minha reação ele preferiu se virar com o que tinha no armário a reclamar qualquer coisa comigo. Garoto esperto.
Mas o que me fez tomar essa atitude mesmo foi quando a poltrona onde ficam as roupas recém tiradas da máquina excedeu seu limite e tive que começar a usar o nosso único sofá. Uma vez inutilizado, passei para as cadeiras da mesa de jantar.
Eu nem estava achando ruim de ter que usar minhas roupas antigas, aquelas que ficam no armário uma eternidade até a gente acordar com o espírito de usá-las. O que me fez resolver tirar o dia para passar roupa foi mesmo a falta de lugar para sentar. Essa história de comer na cozinha ou no quarto não estava muito legal.
Pois bem. Peguei meu ferro lilás com base antiaderente super deslizante, montei a mesa no meio da sala (mais perto do sofá onde estavam as roupas), liguei a televisão e comecei.

O ferro, presente da minha amiga Kerol, é mesmo uma beleza. Seus dezenove furos de saída de vapor me faziam sentir em um clipe musical dos anos oitenta: eu executava minha coreografia de pra lá e pra cá enquanto aquela fumaça subia a minha volta. Um arraso!

Tanto é que depois de duas horas quem estava arrasada era eu. Transpirava como eu não transpiro nem depois de duas horas de caminhada. Dor nas costas. Dor no braço. Dor de cabeça. Dor nos pés. Dor nos joelhos.

Coincidentemente, a tevê mostrava aqueles programas em que pessoas entendidas do assunto revelam segredos da moda para pessoas que não sabem se vestir. (Vocês vão entender a coincidência jajá). Dão cinco mil dólares para a pessoa renovar o guarda roupas seguindo as instruções dadas para se tornar alguém elegante. É uma delícia ver as transformações e as dicas que a princípio parecem sutis acabam fazendo uma diferença monstruosa no fim das contas (ok, talvez não deveria ter usado a palavra MONSTRuOsa para falar de algo bonito, mas vocês entenderam onde eu queria chegar).

Bom, depois de quatro horas ininterruptas de passação de roupa (passei as roupas e a tarde também) sou eu quem tem algumas considerações a respeito de que tipo de roupa se deve usar hoje em dia.

Primeira consideração: chega de calça jeans! Não é possível que uma sociedade que se transforma tão rapidamente teime em conservar uma moda que começou no século passado. Levis Strauss já teve o sucesso merecido, agora chega. Duvido que você use aquela legging de laycra brilhosa de 1985. Porque diabos quer usar uma lona desbotada que era moda desde antes de você nascer? Evolua!

Segunda consideração: é estritamente proibido o uso de bolsos, seja em calças (nem preciso mencionar as jeans), camisas, saias ou vestidos. Me responda uma coisa: pra que é que existe bolsa? Sim, muito bem, para guardar coisas. É tão gostoso comprar bolsas e variá-las, elas dão um toque importantíssimo para o nosso look. Você definitivamente não precisa de mini compartimentos pela roupa para guardar mais coisa, muito menos nessa estação onde as bolsas gigantescas estão na moda.

Quem usa calça ou bermuda cargo deve pagar multa e ainda passar quinze dias na prisão. Bolsos laterais (com preguinhas e alojados bem no meio da costura da perna) é invenção de louco e só funciona para soldado em missão nas fronteiras com o estrangeiro da floresta Amazônica. Eles não precisam estar passados, mesmo porque aquela estampa camuflada disfarça bem as rugas da roupa. Mas isso é pra eles, para nós, NÃO.

Terceira consideração: está abolido a partir de hoje o uso de roupas com pregas. Depois de muito complicar hoje o que é “in” é CLEAN, você nunca ouviu falar? Cllllllean, limpo, simples, chapado... sem fru-fru. Prega vale pra kilt de lã (saia escocesa) que dispensa o uso do ferro de tão grossa que é. Mas prega em cetim e afins estão a-bo-li-das. Nem aquelas duas pregas atrás da camisa masculina na costura do ombro podem mais. Nunca entendi porque elas existem... O que pretendem realçar?

Quarta consideração: dane-se o CC - Poliéster é MARA!


2 comentários:

  1. Oi nina... então!!
    adorei o seu comentário...
    mas esse blog eu nem mais o utilizo...
    mas bom saber que tem alguem que deu certo!! não li com calma o seu blog mas lerei não se preocupe!!!!
    e meu novo blog é http://manuporinteiro.blogspot.com/

    beijo grande e muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Ave Maria! Me diz agora o que vestir no lugar das calças jeans?! huhuhuhu
    Puxa vida... passar um dia inteiro passando não é fácil... ui, ui, ui...

    ResponderExcluir