terça-feira, 15 de março de 2011

Brigadeira


Mãe não tem sossego nunca, é o que garante minha avó. De fato, as crianças vão crescendo e os problemas mudam, mas não se extinguem jamais.

No começo eu tinha medo de que ela parasse de respirar repentinamente. Passava a noite em claro acompanhado a barriguinha subir e descer, colocando a mão debaixo do nariz para sentir a respiração hora ou outra. Depois veio o medo de rolar da cama, medo das quinas, medo das gavetas e das tomadas desprotegidas. Tão logo passaram esses temores, chegou o medo da distância, medo da mordida dos colegas, medo da professora desinformada. 

Hoje minha filha tem seis anos, imunidade e equilíbrio perfeitos. Sabe o telefone, o endereço de casa bem como botar a boca no mundo quando algo não lhe agrada.  Em um restaurante conhecido, por exemplo, posso comer enquanto ela explora o ambiente e faz amiguinhos. Finalmente sossego? Oh, doce ilusão.

A pequena entrou na fase da menina X menino e frequentemente as brincadeiras em grupo resultam em brigas (ou “brigadeiras”, como ela mesma diz). Ao contrário do que acontecia quando ela era um bebê, já não pega tão bem eu ir defendê-la das armadilhas dos meninos, mesmo porque ela mesma nem sempre joga limpo.  Fico observando de longe, exercitando meu autocontrole sofregamente.

Da última vez ela brincava de casinha, mas bastava as cadeirinhas e mesinha de plástico estarem em seus lugares para três criaturas endiabradas virem e devastarem a arrumação. Ela fazia careta, dava uns pontapés espantando a gangue e arrumava tudo de novo, com a paciência de Jó.  Eu logo localizei a mesa dos pais dos meninos e dei umas encaradas, umas levantadas da cadeira para ver se alguém se tocava. E se eles a machucarem de verdade? Da quinta vez que o vandalismo se repetiu não pude me segurar. Quando percebi já estava no parquinho falando grosso com os meninos de igual para igual. Quase mostrei a língua, para deixar bem claro que o time das meninas era mais forte.  Ridículo pensar que a família dos meninos, três crianças, assistia meu show de camarote. 

Mais ridículo ainda foi perceber que estraguei a diversão da minha filha (agora emburrada) que no fim das contas estava adorando da brincadeira.


  Ilustração: Larry

Aproveito o post para divulgar o blog de uma grande amiga, artista, psicóloga e escritora, que ao escrever seus Devaneios Lunares fala da alma feminina como ninguém. Não deixem de conferir!

14 comentários:

  1. Kkkkkk
    Mãe é mãe em qualquer lugar mesmo.
    Não se preocupe, as outras mães que viram a cena certamente já fizerm o mesmo. Mesmo que façam pose de que não. Rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. gosto tanto daqui.
    Tem selinho pra vc. bjos
    www.umblogdemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Se sou ciumenta e super protetora com minhas duas cadelinhas, imagine como serei ao me tornar mãe.
    Mais um ótimo texto daqui, parabéns! :)

    ResponderExcluir
  4. Você sabe como ninguém expor a poesia das mazelas maternais, amiga! E vá se acostumando, pois logo chegará a vez de se intrometer nas brigas (superperversas) entre meninas adolescentes competindo pelos meninos e todos os dizquemedisses próprios da idade. Há muito mico a pagar ainda! Micos que você, com a sensibilidade de sempre, tratará de transformar em lindos textos. Obrigada pelos comentários no meu blog e por divulgá-lo aqui. Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. É; amiga! Os filhos crescem e crescem os problemas... Mas é uma delícia esse exercício maternal, não é? Depois de 10 anos tentando, finalmente estou descobrindo quão amplo e maravilhoso é o universo mamãe & bebê. Estarei sempre aqui prestigiando teu blog; beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  6. ahaha, entendo sua filha, entendo vc... a gente pensa que tá ajudando, mas no fim estamos nos metendo num lugar que ninguém nos chamou. Passo por isso de vez em qd, hoje em dia, Nininha :-(

    mas olha, sua avó tem razao, mae nunca se aquieta, bichinha, isso é a pura realidade. Filho nunca deixa de ser filho e nunca deixa de dar trabalho, e a gente nao vê os pequenos crescerem, ooh Deus, mae é um coisa que ninguém consegue explicar, sabe?? a gente é mt estranho, sempre querendo proteger, brigar, ensinar, mas fazemos tudo pra eles. ai, tantas contradicoes... eu me perco todo dia querendo me encontrar, nunca estamos certas do que fazer. É lindo sim, mas é mt dificil ser mae :-(

    ResponderExcluir
  7. Olá, estou visitando alguns blogs de mamães blogueiras. Também sou mãe ( e blogueira ).
    Tenho um menino de 1 ano e 4 meses e gosto de ler as experiências de outras mães.
    Visite meu blog quando puder, já estou seguindo o seu! Lá tem um post sobre
    uma loja infantil muito legal, acho que vai gostar.

    http://www.vivianeborges.com/

    Espero você por lá!

    ResponderExcluir
  8. Olá Marina, realmente concordo 100% quando vc diz que mãe não tem sossego, vejo até hoje minha avó se preocupando com a minha mãe, meu tio, com a gente (os netos) e com os nossos filhos (os bisnetos) a lista de preocupações só vai evoluindo e aumentando rs rs rs rs...
    eu sou mãe de menino e meninos e meninas são realmente muuuuuuuuuuuito diferentes, eu abomino as brincadeiras trogloditas masculinas e não canso de falar pro David que isso só pode com MENINOS que as meninas são delicadas e gostam de outros tipos de brincadeiras, inclusive a mamãe.. afinal é isso mesmo... também é verdade que ás vezes a gente interrompe uma brincadeira que está indo bem "pra eles" porque pra gente parece perigosa, mas é tão difícil dosar né? bom, dilemas de mãe, boa sorte aí! pelo menos sua filhota já está na fase imunizada e que dá pra deixar no restaurante explorando os ambientes em paz...rs rs rs beijo!

    ResponderExcluir
  9. Marina, ela terá garantido meu voto e o do Cantinho de Mãe. Vou tentar arrumar mais alguns tbm.
    Bjsss!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Marina,
    o desenho é lindo e merece ganhar. Já votei com o meu login. Vou pedir para a minha filha e minha mãe também votarem. Vou divulgar no meu FB.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Marina,
    divulguei lá no FB no grupo Mamães Blogueiras e várias votaram. Vou divulgar hoje novamente.
    Estamos torcendo.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Adorei o relato dessa situação. Vc escreve muito bem! E acho que se eu estivesse nessa situação, teria feito igualzinho!
    Então... relaxa! Outras oportunidades de curtir esse programinha com a filhota virão.

    www.roteirobaby.com.br

    ResponderExcluir
  13. Dilema, hein? Mal posso esperar minha vez...
    Adoro seu blog.
    bjo.

    ResponderExcluir
  14. Descobri o seu blog hj e adorei esse post, escrevi mais ou menos sobre isso em um post lá no meu, o meu filho tb tem 6 anos, os problemas agora são tão diferentes,né? E sometimes tãaaao chatinhos de serem resolvidos..
    Adorei, Parabéns, um beijo

    ResponderExcluir